Instituto de Geociências da UFPA está com inscrições abertas para cinco especializações

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Instituto de Geociências, da Universidade Federal do Pará (UFPA), está com inscrições abertas até o dia 20 deste mês para cinco especializações na modalidade de ensino a distância. Todos terão reserva de vagas para a demanda social. Os interessados devem acessar a área de cursos aqui do site da FADESP.


As especializações são em Análise de Bacias Sedimentares; Gestão Hídrica e Ambiental; Geomedicina - Geologia e Saúde; Formação de Professores de Geociências para a Educação Básica; Rochagem e Remineralização de Solos. Todas são autofinanciáveis, por isso, exigem investimento que pode ser pago à vista ou parcelado.

As inscrições são realizadas através do site. Primeiro é preciso se cadastrar (confira na figura ao lado o passo a passo). Depois, preencher o formulário online do curso escolhido, imprimir e pagar o boleto da taxa de inscrição. Funcionários da UFPA e pessoas com comprovada carência financeira podem concorrer à reserva de 30% das vagas para demanda social. Eles devem informar essa condição no formulário.

Para todos os candidatos, a seleção às vagas será realizada através de análise da documentação apresentada, do histórico escolar (ambas eliminatórias) e do curriculum vitae (classificatória). As regras estão nos editais de cada curso.

Os cursos - A especialização em Análise de Bacias Sedimentares visa desenvolver habilidades e capacidades exigidas pelo setor de petróleo e gás no âmbito da atividade profissional de exploração e produção em áreas de interesse exploratório de bacias sedimentares com ênfase em regiões equatoriais através de técnicas modernas, inovadoras e sustentáveis, respeitando os limites da utilização socialmente responsável dos recursos naturais e do meio-ambiente.

A especialização em Gestão Hídrica e Ambiental tem como objetivo formar técnicos capazes de melhorar o desempenho da administração pública a partir da formulação, gestão, acompanhamento e avaliação de Planos, Programas e Projetos que favoreçam a perspectiva do desenvolvimento regional sustentável.

No curso de Geomedicina - Geologia e Saúde, será trabalhada a formação na gestão da qualidade de recursos hídricos e ambientais para que promovam a saúde humana e animal. O conteúdo fornecerá os fundamentos para avaliação da presença de agentes etiológicos e sua ocorrência no meio ambiente, bem como barreiras de proteção do solo e recursos hídricos.

O curso de Formação de Professores de Geociências para a Educação Básica tem como objetivo aperfeiçoar o desempenho do professor de ciências em sala de aula, através da formulação, gestão e desenvolvimento de práticas educativas em geociências. Serão trabalhados mecanismos didático-pedagógicos para o desenvolvimento de práticas geológicas integradoras e inseridas no contexto local do professor de ciências.

Na especialização em Rochagem e Remineralização de Solos, serão desenvolvidas habilidades para alargar e fortalecer a produção agrícola brasileira, especialmente o segmento situado na região amazônica, por meio do uso de novas rotas tecnológicas que possuam como principal pressuposto a inovação e sua sustentabilidade econômica e ambiental, respeitando os limites da utilização socialmente responsável dos recursos naturais.

FTDE-Federação Tocantinense do Desporto Escolar © 2024

Search